Espiritualidade

Sempre considerei que existem dois níveis de espiritualidade: num sentido. espiritualidade são as várias religiões. Essa é uma categoria. Num outro tipo de espiritualidade a pessoa permanece como um descrente, isto é, sem nenhuma religião particular. Ao mesmo tempo ela pode ser uma boa pessoa, afetuosa, um ser humano com senso de responsabilidade cooperativa baseado na compaixão e no bom coração. Esse é um outro nível de espiritualidade.

Somos seres humanos; todos nós queremos a felicidade, não o sofrimento. Acredito que a ideia básica de qualquer religião seja compaixão, tolerância e perdão. Portanto, a mensagem essencial das diferentes religiões é essencialmente a melhor parte das qualidades humanas e não algo novo. Ao nascer um ser humano, essas qualidades ou as sementes dela já estão lá. O que a religião faz é esclarecer essas boas qualidades e tentar fortalecê-las.

CURA

Este texto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa médica intitulada A ciência descobre overdadeiro amor, que corrobora relatos pessoais que me foram feitos por dois médicos famosos, um nos Estados Unidos e outro na Austrália. Citarei alguns trechos desses relatos.

"Psiquiatras concluíram que a grande maioria das doenças mentais é causada por desamor. Psicólogos infantis, rivalizando por causa da alimentação programada versus alimentação de demanda, ou espancamento versus não-espancamento, descobriram que nenhuma dessas coisas faz muita diferença, contanto que a criança seja amada."

CAMINHOS

Krishnarnurti disse que a verdade é uma terra sem caminhos. Parece também dizer que o caminho para terra da verdade é um caminho sem trilhas. Não há paradoxo nessas duas concepções, porque o único caminho para a verdade é a prática da própria verdade, assim como o único caminho para a liberdade é a liberdade, e o único caminho para o amor é o amor. Para a verdade, o amor ou a liberdade, nada pode substituir o caminho.

Fazendo uma imagem disso, podemos pensar numa enorme montanha; no topo dessa montanha brilha o sol da verdade. Se eu tiver que escalar essa montanha, devo dar passos. Cada passo que eu der deve ser um passo de verdade. Nenhum outro tipo de passo irá levar-me para cima. Portanto, a verdade é não apenas a meta, mas também o caminho para a meta.

SINCRONICIDADE

Com que frequência algo acontece que vai além da sua compreensão normal de coincidência ou de oportunidade? Você já experienciou acontecimentos que, embora reais e inquestionáveis, foram produzidos por circunstâncias que deixariam boquiabertos os melhores cientistas?

Durante sua pesquisa sobre o fenômeno do inconsciente coletivo, Carl Jung começou a observar coincidências que estavam unidas de maneira tão significativa que sua ocorrência parecia desafiar os cálculos de probabilidade. Ele usou o termo "sincronicidade" para definir ocorrências que iam, segundo sua opinião, muito além do acaso.

MEDITAÇÃO

Uma bela manhã, quando seguia para o escritório por um caminho ensombreado e sossegado, próximo ao rio, conheci um professor de filosofia de uma terra distante que fazia sua caminhada matinal Cumprimentam-nos. "Estamos no caminho meditativo", comentou ele. Assim como o caminho à beira do rio, nosso caminho na vida pode também ser agradável se simplesmente o trilharmos no modo meditativo.

A meditação e as práticas meditativas têm lugar proeminente em todo a tradições religiosas, sob diferentes nomes e formas. Os padrões e os tipos de meditação variam amplamente. O propósito, ou o objetivo da meditação, pode, de modo semelhante, ser diferente, dependendo de diferentes necessidades, temperamentos e estágios de crescimento do aspirante.

VIDA

O crescimento espiritual e a busca do autoconhecimento são uma tarefa difícil, pois equivalem a tentar desvendar as coisas do espírito com os olhos da carne.

Pode-se encontrar instruções objetivas nos ensinamentos dos sábios. Eles afirmam que não se deve esperar progressos enquanto a pessoa estiver presa aos atrativos mundanos. Não se pode usufruir de ambos os mundos.

"As puras águas da vida eterna, claras e cristalinas, não podem se misturar às torrentes lamacentas das tempestades”. Não se pode alcançar as profundezas do oceano e observar suas _ belezas, enquanto se continua a nadar na superfície, buscando a vista da praia.

DIOTIMA

Imaginemos uma jovem pesquisadora empenhada em saber como as mulheres contribuíram para a história da filosofia ocidental. Ela se voltaria primeiramente para a Grécia antiga e para Platão. Com sorte poderia encontrar o Simposium, onde Sócrates fala de algumas lições que recebeu, certa vez, de uma mulher de Mantinea chamada Diotima - uma mulher profundamente versada neste e em muitos outros campos do conhecimento.

Sócrates afirmou que Diotima é a fonte tanto da "ideia platônica" quanto do "método socrático". Se levarmos Sócrates a sério, temos que acreditar que a tradição platônica não é absolutamente platônica - é diotímica.

Diotima ensinou a ascensão do particular ao principal. Essa não é uma abstração nominalista - simplesmente um nome para uma qualidade encontrada em todos os particulares - mas um progresso experimental para aquela essência que transformou o particular naquilo que é.