TEOSOFIA À DISTÂNCIA

 

Agora você pode, mesmo a distância, se desenvolver no conhecimento da Teosofia, à semelhança do trabalho realizado pelos Grupos de Estudos Teosóficos da STB que, nos encontros semanais, alternam a realização de palestras, por membros mais experientes, com reuniões de estudo baseadas na leitura prévia de algum capítulo de livro da Editora Teosófica.

Você também pode ouvir diariamente as palestras no seu celular (smartphone), no ônibus ou no carro, no caminho para o trabalho, pois compreendemos melhor determinados conceitos quando ouvimos mais de uma vez, além de ser uma oportunidade de continuar sintonizado com pensamentos altruísticos. Uma sugestão para economizar seus créditos de internet, com a operadora de telefonia, é gravar antes as palestras, num local com WiFi, para ouvir depois mais facilmente (existem aplicativos de gravador de voz no celular).

Se você já é um estudioso da Teosofia, pode se tornar um líder teosófico na sua região. Líderes são pessoas interessantes, que os outros buscam se aproximar, pela energia que irradia de sua sabedoria, de seu amor pela vida e de sua inspiração para ação. Líderes atraem aos outros, porque, antes de tudo, são pessoas profundamente interessadas, com propósito e foco! Nós todos, seres humanos e divinos em essência, podemos realizar qualquer coisa, mas não todas as coisas nesse curto período de uma vida humana. Por isso, considerando a vastidão do universo da Teosofia, assim como em outros campos do conhecimento, precisamos encontrar nosso foco de interesse na Teosofia e nos aprofundarmos nele. Como exemplo, podemos citar “temas” nos quais membros da Sociedade Teosófica no Brasil são referências, ou seja, são lembrados por conhecerem profundamente: o Cristianismo Primitivo, o Budismo Esotérico, a Filosofia Neoplatônica, a Liberdade Krishnamurtiana, a Nova Ciência, as Escolas de Mistérios, o Yoga, a Meditação, as Cartas dos Mestres de Sabedoria, dentre outros.

Quanto maior for o seu autoconhecimento, mais clara será sua definição pelo tema da Teosofia a ser aprofundado. Rever sua história de vida e seus  interesses, além da Teosofia, refletir sobre suas tendências vocacionais e sua contribuição potencial à sociedade (mostradas, por exemplo, no mapa astrológico), entre outras, podem dar pistas para isso. Nesse sentido, também pode ajudar verificar com qual dos sete arquétipos humanos você mais se identifica (e que somente está plenamente desenvolvido quando se alcança o estágio de um Mestre de Sabedoria),  caracterizados, por exemplo, no livro “Os Sete Temperamentos Humanos”. E então buscar oportunidades para atuar na Causa da Fraternidade Humana inspirado pelas Suas virtudes.

Você também pode convidar amigos e conhecidos, simpatizantes da Teosofia na sua cidade, para assistirem juntos aos vídeos e estudarem capítulos dos livros recomendados. Assim poderá oportunizar debates, favorecendo a criação de um Grupo de Estudos Teosóficos.

Quando já houver um grupo se reunindo regularmente para estudar Teosofia, você poderá solicitar apoio da Sociedade Teosófica no Brasil. Significa a visita de membros mais experientes para palestrar, conduzir reuniões e auxiliar na estruturação como um Grupo de Estudos vinculado à Sociedade Teosófica.

 Bom proveito!